Em nossa rotina, propomos o trabalho com jogos que, além de auxiliarem o aprendizado de certos conteúdos e conceitos matemáticos, contribuem para a integração e o respeito entre os alunos, de forma que o “espírito esportivo” esteja presente durante as interações, como: saber perder; esperar a sua vez; compartilhar vitórias etc.
Assim, de forma lúdica e criativa eles aprendem tantos os conteúdos da matéria quanto os de valores sociais e de convivência em grupo.
Conheçam alguns jogos que permitem esse trabalho:
Batalha das Cartas

Distribuímos a mesma quantidade de cartas entre dois participantes. Cada um lança uma carta, quem tirar a de maior valor, recolhe as demais da mesa. Vence quem tiver mais cartas no final do jogo.
Com este jogo as crianças exercitam a contagem e o reconhecimento dos números, além de compararem o maior e o menor.
Jogo da Velha
O jogo da velha promove o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a motricidade (coordenação viso-motora e destreza para manipular os objetos); a criação de estratégias e a antecipação das jogadas.
Jogo da Bomba
Este jogo é composto por duas árvores, várias maçãs e dois dados, sendo que no lugar do número 6, há uma bomba desenhada. A cada jogada, a criança coloca na sua árvore as maçãs correspondentes ao número sorteado nos dados. Quando é a bomba que cai no lançamento dos dados, todas as maçãs devem ser retiradas. Vence aquele que completar sua árvore primeiro, com 12 maçãs.
Professoras: Débora Rick e Flávia Sanches
Deixe um comentário