Os Jogos Matemáticos no K5

Em nossa rotina, propomos o trabalho com jogos que, além de auxiliarem o aprendizado de certos conteúdos e conceitos matemáticos, contribuem para a integração e o respeito entre os alunos, de forma que o “espírito esportivo” esteja presente durante as interações, como: saber perder; esperar a sua vez; compartilhar vitórias etc.

Assim, de forma lúdica e criativa eles aprendem tantos os conteúdos da matéria quanto os de valores sociais e de convivência em grupo.

Conheçam alguns jogos que permitem esse trabalho:

Batalha das Cartas
image

Distribuímos a mesma quantidade de cartas entre dois participantes. Cada um lança uma carta, quem tirar a de maior valor, recolhe as demais da mesa. Vence quem tiver mais cartas no final do jogo.

Com este jogo as crianças exercitam a contagem e o reconhecimento dos números, além de compararem o maior e o menor.

image

Jogo da Velha

O jogo da velha promove o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a motricidade (coordenação viso-motora e destreza para manipular os objetos); a criação de estratégias e a antecipação das jogadas.

Capturar

Jogo da Bomba

imageEste jogo é composto por duas árvores, várias maçãs e dois dados, sendo que no lugar do número 6, há uma bomba desenhada. A cada jogada, a criança coloca na sua árvore as maçãs correspondentes ao número sorteado nos dados. Quando é a bomba que cai no lançamento dos dados, todas as maçãs devem ser retiradas. Vence aquele que completar sua árvore primeiro, com 12 maçãs.

Capturar2

Professoras: Débora Rick e Flávia Sanches

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s