No início das aulas, os alunos retomaram os cuidados com a horta da escola e semanalmente se dividem para a poda, rega, colheita e outras tarefas.
O projeto ‘Horta na escola: cultivando valores e sabores’ foi iniciado quando eles estavam no 2º ano, e, durante as aulas, na continuidade e ampliação desta proposta, priorizamos o trabalho em grupo. Desta forma, ninguém pensa sozinho, todas as opiniões são ouvidas, valorizadas e cada integrante tem a oportunidade de participar e executar uma tarefa.
Como a Citronela cresceu muito durante as férias e precisava ser podada, a Aline, engenheira ambiental e responsável pela implantação deste projeto, conversou com os grupos, alertando-os sobre as possibilidades nocivas dos repelentes industriais e propôs a produção de um poderoso repelente natural, confeccionado com esta planta, álcool de cereais, cravo-da-índia e óleo de amêndoas.
Também temos alguns pés de manjericão, as crianças já colheram folhas saudáveis e doaram para a equipe da cozinha usar no almoço da escola. Além disso, ofereceram mudas aos professores, incentivando-os a começar uma horta em casa ou caprichar no tempero para a família!
Na última atividade, a Aline convidou a Amanda, Chef especializada na cozinha vegetariana, para fazer uma aula de culinária com o que temos na horta. Ela contou que só cozinhava vegetais e ensinou um termo que ninguém conhecia: PANC – planta alimentícia não convencional.
Recentemente, nasceu uma florzinha branca, conhecida como flor-do-guarujá ou chanana e elas sabem que os pássaros contribuem para a germinação do que não foi plantado. A Amanda disse que esta flor faz parte do grupo das PANC, é saborosa e ainda tem propriedades medicinais! Então, por que não a utilizar no prato a ser degustado? Assim, os grupos prepararam um delicioso piquenique com suco verde, pãozinho regado ao azeite com ervas, preparado anteriormente, e uma salada panc com alface, cebolinha e chanana! Foi um sucesso!
Professoras: Fabiula Susin, Rosângela Bernardo e Talita Macedo
Deixe um comentário