Se o Tietê nasce limpo, por que ele está poluído?

Ver como nasce um rio é sempre uma grande descoberta. Conhecer a origem de um rio, que corta a nossa cidade e que foi tão importante para o desenvolvimento do Brasil, amplia o conhecimento e o pensamento crítico.

Como parte de um projeto que envolve várias disciplinas e em que são discutidos vários temas como urbanização, desenvolvimento, poluição, sustentabilidade e outros, os alunos do 6º ano vivenciaram isso e conheceram também uma usina hidrelétrica perto da nascente do Tietê, uma barragem de contenção de enchentes e reservatório de água potável, e os processos de cultivo de verduras no cinturão verde da cidade de São Paulo. O almoço foi em um restaurante ao lado de um antigo casarão que foi posto de troca de mercadorias e escravos na época do Brasil Colônia.

Esta vivência tão rica de conhecer o rio desde a nascente e seu percurso até a cidade de São Paulo terá continuidade na próxima etapa do projeto de estudo, acompanhando seu percurso e suas transformações desde São Paulo até a cidade de Barra Bonita, com muitas atividades e muito aprendizado.

José Roberto Dias

Coordenação Ensino Fundamental 2