Esse é um assunto bastante amplo e, por isso mesmo, vamos falar dos diferentes grupos de drogas em posts separados. Hoje, o foco são as novas substâncias psicoativas como a legal highs, party pills, herbal ecstasy, bath salts, synthetic cannabis, synthetic cocaine, K2 e Spice, só para citar alguns exemplos.
“Embaladas como incenso ou como adubo para plantas, chegam praticamente em todos os lugares do mundo”, explica Cesar Pazinatto, diretor da See Saw Educação Bilíngue, em São Paulo e autor do livro Álcool e drogas na adolescência, um guia para pais e professores (ed. Contexto). “Elas recriam os efeitos de drogas conhecidas a partir de substâncias sintéticas ou mesmo de plantas psicoativas, que têm o poder de alterar a maneira como o cérebro e o sistema nervoso funcionam.”
Geralmente fabricadas em laboratórios caseiros, seus diferentes tipos já ultrapassam o número de drogas controladas internacionalmente. Bastante comuns na Europa e nos Estados Unidos, hoje tem na Ásia sua principal fonte de distribuição.
Deixe um comentário